A Concessão

O Parque Estadual Serra do Mar (PESM), com 332 mil hectares, é a maior Unidade de Conservação de proteção integral do estado de São Paulo, com importante patrimônio ambiental de Mata Atlântica. Criado em 1977, tem como objetivos assegurar de forma integral a proteção à flora, à fauna, às belezas naturais, bem como garantir sua utilização para objetivos educacionais, recreativos e científicos.

O Caminhos do Mar, no Núcleo Itutinga-Pilões do PESM, contém marcos importantes para a história do país, como a Calçada do Lorena, primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o litoral ao planalto, que serviu de rota para D. Pedro I subir a serra e proclamar a Independência do Brasil em 1822. Também está presente no parque a rodovia conhecida como Estrada Velha de Santos, agora exclusiva para visitação e, ao longo da qual, estão o Pouso de Paranapiacaba, o Rancho da Maioridade e o Belvedere Circular, três de um total de nove monumentos históricos construídos para as comemorações do Centenário da Independência do Brasil, todos tombados pelo Condephaat.

A concessão, proposta pelo governo do estado de São Paulo, busca oferecer atividades de ecoturismo dentro de padrões de excelência em qualidade e segurança. Promovendo, também, a conscientização e a sensibilização do visitante quanto à importância dos ecossistemas protegidos, provocando reflexões sobre o cotidiano, estimulando a adoção de práticas e hábitos sustentáveis, e a retribuição com sua parcela de responsabilidade e respeito para com o meio ambiente.

A visitação também deve estimular a valorização da identidade cultural e histórica do atrativo Caminhos do Mar e do estado de São Paulo, além de fomentar benefícios ao desenvolvimento local e regional, com estímulo à geração de renda e ao empreendedorismo local.

Esperamos que aproveite a experiência e compartilhe da importância da conservação da biodiversidade paulista.

O compromisso Parquetur com o Parque Caminhos do Mar

Em março de 2021 a Parquetur venceu a licitação do Parque Caminhos do Mar e, além das ações de cunho turístico, ficou responsável também por toda manutenção da área de uso público, assim como pelo restauro dos monumentos históricos. A área de preservação ambiental do Núcleo Caminhos do Mar permaneceu sob responsabilidade do Estado.

O contrato prevê a concessão por até 30 anos. No período, a Parquetur deverá implantar serviços de apoio ao visitante, como, por exemplo, de alimentação, requalificar os estacionamentos e portarias, revitalizar as trilhas, realizar intervenções elétricas e hidráulicas nos edifícios existentes e executar o restauro e consequente manutenção dos monumentos históricos. O total em investimentos mínimos por parte da concessionária deverá ser de R$ 11 milhões, dos quais R$ 5,5 milhões obrigatoriamente aplicados nos três primeiros anos.

.

.

Alto Paraíso de Goiás – GO
São Bernardo do Campo – SP
Conheça a Parquetur

www.parquetur.com.br



Trabalhe
conosco

Já pensou em trabalhar em uma unidade de conservação em constante desenvolvimento, inovação, colaboração e preservando o meio ambiente?

Venha fazer parte da nossa equipe.