Viva uma experiência em meio a natureza

O meio ambiente como protagonista e recurso a ser conservado

A Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas em diversidade de espécies do planeta. O bioma abrange uma área de cerca de 15% do território brasileiro ao longo da costa litorânea, que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, incluindo 17 estados. É a segunda maior floresta em extensão do Brasil, constituída de planaltos e serras e possui centenas de espécies animais e vegetais endêmicas, ou seja, que só se encontram nela. Infelizmente a Mata Atlântica sofreu ao longo de séculos o desmatamento e urbanização pela ação do homem, mas hoje existem leis que preservam grandes reservas como a da Serra do Mar, onde está o Parque Caminhos do Mar.

Acredita-se que a Mata Atlântica tenha cerca de 20 mil espécies vegetais (cerca de 35% das existentes no Brasil), 849 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e cerca de 350 espécies de peixes. No Brasil, ela abriga 383 dos 633 animais ameaçados de extinção, entre eles o Mico-Leão-Dourado.

As principais espécies animais encontradas no Parque Caminhos do Mar são: Bicho Preguiça, Tamanduá-Mirim, Quatis, Cobra Cipó, Cobra Caninana, Cobra Jararaca, Cachorro do Mato, Macaco Prego, Anta, Veado Mateiro. Entre os pássaros estão o Tucano-de-bico-verde, Sabiá-uma, Periquitão-maracanã, Carcará, Graúna, Surucuá, entre outros. As principais espécies vegetais encontradas no Parque são: Embaúba, Manacá da Serra, Araçás, Bromélias (incluindo a Imperial), Orquídeas, Palmeiras Jussara, Pupunha e Jerivá, Samambaiaçu Ipês, Aroeiras, Guatambus, entre outras.

Além dos séculos de devastação causada pelo desmatamento, a Mata Atlântica está enfrentando mais uma ameaça tenebrosa, o aquecimento global. Temperaturas mais altas e precipitações mais variáveis serão um desafio particular no sul da Mata Atlântica, onde os ecossistemas compreendem um delicado equilíbrio de espécies, quase todas dependentes de umidade constante. O aumento das temperaturas globais vai fazer com que o tipo de clima mais quente das planícies se expanda ainda mais e mais rápido do que se expandiu em milênios. Isso implica em mudanças na composição dos ecossistemas da Mata Atlântica ao longo do tempo, a diminuição da diversidade biológica e a extinção de espécies endêmicas (nativas), entre muitos outros impactos que ainda não podem ser mensurados.






Anterior Previous Próximo Next

Nosso propósito é ir além do Ecoturismo

Nosso propósito é ir além do Ecoturismo O ecoturismo ou turismo de natureza, segundo a EMBRATUR, "é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas".

A proposta do Parque Caminhos do Mar é ir além do Ecoturismo, colocando a natureza como protagonista e como um recurso a ser conservado e valorizado. Queremos proporcionar aos nossos visitantes atividades físicas, recreativas e educacionais, vistas espetaculares e descobertas culturais e históricas, mas também possibilitar que eles criem uma relação com a natureza, se integrando a ela com todos os seus sentidos.