O Parque Estadual Serra do Mar (PESM), com 332 mil hectares, é a maior Unidade de Conservação de proteção integral do estado de São Paulo, com importante patrimônio ambiental de Mata Atlântica. Criado em 1977, tem como objetivos assegurar de forma integral a proteção à flora, à fauna, às belezas naturais, bem como garantir sua utilização para objetivos educacionais, recreativos e científicos.
O Caminhos do Mar, no Núcleo Itutinga-Pilões do PESM, contém marcos importantes para a história do país, como a Calçada do Lorena, primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o litoral ao planalto, que serviu de rota para D. Pedro I subir a serra e proclamar a Independência do Brasil em 1822. Também está presente no parque a rodovia conhecida como Estrada Velha de Santos, agora exclusiva para visitação e, ao longo da qual, estão o Pouso Paranapiacaba, o Rancho da Maioridade e o Belvedere Circular, três de um total de nove monumentos históricos construídos para as comemorações do Centenário da Independência do Brasil, todos tombados pelo Condephaat.
A concessão, proposta pelo governo do estado de São Paulo, busca oferecer atividades de ecoturismo dentro de padrões de excelência em qualidade e segurança. Promovendo, também, a conscientização e a sensibilização do visitante quanto à importância dos ecossistemas protegidos, provocando reflexões sobre o cotidiano, estimulando a adoção de práticas e hábitos sustentáveis, e a retribuição com sua parcela de responsabilidade e respeito para com o meio ambiente.
A visitação também deve estimular a valorização da identidade cultural e histórica do atrativo Caminhos do Mar e do estado de São Paulo, além de fomentar benefícios ao desenvolvimento local e regional, com estímulo à geração de renda e ao empreendedorismo local.
Esperamos que aproveite a experiência e compartilhe da importância da conservação da biodiversidade paulista.
Em março de 2021 a Parquetur venceu a licitação do Caminhos do Mar e, além das ações de cunho turístico, ficou responsável também por toda manutenção da área de uso público, assim como pelo restauro dos monumentos históricos. A área de preservação ambiental do Núcleo Caminhos do Mar permaneceu sob responsabilidade do Estado.
O contrato prevê a concessão por até 30 anos. No período, a Parquetur deverá implantar serviços de apoio ao visitante, como, por exemplo, de alimentação, requalificar os estacionamentos e portarias, revitalizar as trilhas, realizar intervenções elétricas e hidráulicas nos edifícios existentes e executar o restauro e consequente manutenção dos monumentos históricos. O total em investimentos mínimos por parte da concessionária deverá ser de R$ 11 milhões, dos quais R$ 5,5 milhões obrigatoriamente aplicados nos três primeiros anos.
. ….
Acesse aqui o Edital de Concessão do Caminhos do Mar
Acesse aqui o Relatório do 1º ano de Concessão
Acesse aqui o Relatório do 2º ano de Concessão
.
.
Já pensou em trabalhar em uma unidade de conservação em constante desenvolvimento, inovação, colaboração e preservando o meio ambiente?
Venha fazer parte da nossa equipe.