Publicado em: 18/04/2022

Nada mais divertido do que poder vivenciar um conteúdo escolar em um ambiente lúdico. É o que acontece no Parque Caminhos do Mar, uma verdadeira escola a céu aberto, que mostra como é possível estudar História, Geografia e Biologia, 3 disciplinas em aula prática, tornando o ensino mais didático, acessível, além de ser uma experiência educacional imersa na natureza.

“Falar sobre esse tema com as crianças e jovens é essencial na formação de indivíduos responsáveis e conscientes de seu papel na conservação do planeta. O contato direto com a natureza e a beleza da biodiversidade são princípios do Parque Caminhos do Mar”, destaca Carolina Bonafé, head de marketing da Parquetur.

História

Está no Parque a Calçada do Lorena, trilha de pedras por onde Dom Pedro I passou para proclamar a Independência, em 1822. Construída pelo governador Bernardo José de Lorena a partir de trilhas indígenas entre 1790 e 1792, foi o primeiro caminho pavimentado com pedras entre São Paulo e o Porto de Cubatão para o escoamento da produção de açúcar, algodão, tabaco, anil e café.

Os 9 monumentos construídos ao longo da Estrada Velha de Santos, trecho do Parque, homenagearam o centenário da Independência do Brasil. E entre os monitores do parque, estão historiadores que podem explicar mais sobre cada um e tirar dúvidas dos visitantes.

Biologia

Área de preservação de Mata Atlântica, o parque permite ao visitante conferir de perto a biodiversidade da vegetação da Serra do Mar, conhecer espécies nativas e se conectar com a natureza e todos os seus sentidos.

A Mata Atlântica é um dos biomas brasileiros mais ricos em biodiversidade, assim como a Floresta Amazônica. Elas são muito parecidas por se localizar em baixas e médias latitudes e biomas conhecidos por florestas tropicais e equatoriais, respectivamente.

O rico desenvolvimento de fauna e flora transformou a Mata Atlântica em um grande alvo de desmatamento e exploração humana, tornando-a o segundo bioma mais ameaçado do planeta, e tem esse nome, uma vez que o Brasil é banhado pelo Oceano Atlântico. Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que havia originalmente quando os portugueses chegaram ao Brasil, inclusive quando avistaram terra, nada mais era do que a nossa Mata Atlântica.

Entre as espécies animais que podem ser vistas no percurso estão o Tucano de bico-verde, a Jaguatirica, o Caxinguelê, a Irara, o Bicho Preguiça, o Tiê-Galo e outros. Já entre os vegetais é possível também encontrar Begônias, o Jerivá, Orquídeas (Cattleya purpurata), Palmeira de Petrópolis (Syagrus weddelliana), e mais alguns que os biólogos que integram a equipe dos monitores podem mostrar também.

Geografia

Os Caminhos do Mar de São Paulo são os conjuntos de Estradas de ligação entre a Baixada Santista e o Planalto. O grupo de estradas é formado por Caminho de Peabiru (Pré Cabralino),  Trilha dos Tupiniquins (Século XVI), Calçada do Lorena (1790/1792), Estrada da Maioridade (1841), Estrada de Ferro Santos – Jundiaí (1867), Rodovia Anchieta (N – 1947/ S – 1953), Rodovia dos Imigrantes (N – 1974/ S-2002) e Trilha da Cachoeira da Torre.

Dentro do Parque Caminhos do Mar, o visitante consegue explorar os 8 Km da Estrada Velha de Santos, interditada para tráfego de veículos desde 1985, os 3,5 Km da Calçada do Lorena, que cruza a estrada Caminho do Mar em dois pontos diferentes, e os 9 Km de Trilha da Cachoeira da Torre, com aproximadamente 680 a 785 metros de altitude sobre nível do mar.

A Calçada do Lorena foi o primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o planalto ao litoral, e o transporte de mercadorias era feito por mulas, em um traçado em zigue-zague, planejado para que as águas pluviais escoassem e não erodissem o pavimento da calçada. Sua maior dificuldade era devido ao trajeto escorregadio e íngreme, já que as pedras da calçada eram retiradas de rios e cachoeiras e trabalhadas de forma rústica. Com suprimento constante de produtos de exportação, o comércio do porto de Santos progrediu. Uma aula de geografia cheia de nuances, para estudante nenhum sair de lá sem ter feito pelo menos uma pergunta sobre o tema!

Serviço

O Parque Caminhos do Mar tem uma atenção especial para a visita de escolas e universidades através do planejamento e receptivo diferenciado para grupos de professores e alunos  interessados em ter uma aula ao ar livre no meio da Mata Atlântica.

Visitas para escolas e excursões precisam ser agendadas previamente por meio do e-mail escolas.caminhosdomar@parquetur.com.br ou pelo número de WhatsApp (11) 97279-5616. Estudantes e professores pagam meia entrada, mediante comprovante de carteirinha escolar. O ingresso, com desconto, fica no valor de R$ 20 cada.

Portaria de entrada por São Bernardo do Campo:
• SP-148 Estrada Caminho do Mar, Km 42 – Alto da Serra – São Bernardo do Campo/ SP

Portaria de entrada por Cubatão:
• SP-148 Estrada Caminho do Mar, Km 50 – Cruzeiro Quinhentista – Cubatão/SP